A diversidade e a complexidade dos campos de atuação dos profissionais de saúde exigem um novo modelo de formação educacionional, o qual possa garantir que os estudantes sejam dotados de conhecimento, habilidades e atitudes, três pilares que acompanham o desenvolvimento de suas competências profissionais. Esse processo além de possibilitar o melhor desenvolvimento individual do educando, também deve garantir sua maior interação e assim uma melhor atuação multiprofissional, tendo como beneficiários o paciente e a comunidade, promovendo dessa forma , a saúde para todos.
O curso de Medicina do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão se apresenta com um projeto pedagógico centrado no estudante como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador do processo de ensino e aprendizagem, privilegiando a aprendizagem baseada em problemas e orientada para a necessidades de saúde da comunidade.
A pedagogia da interação além promover o aperfeiçoamento contínuo de conhecimentos, habilidades e atitudes dos estudantes, também facilita o desenvolvimento do seu próprio método de estudo, possibilitando que aprenda a selecionar criticamente os recursos educacionais mais adequados, a trabalhar em equipe e a "aprender a aprender”, características essenciais para sua vida profissional.
Outro conceito chave do modelo pedagógico do curso de Medicina do Integrado é o de “aprender fazendo”, que propõe a mudança da sequência clássica teoria/prática para o processo de produção do conhecimento que ocorre de forma dinâmica por meio da ação-reflexão-ação.
Com essa visão, o Centro Universitário Integrado oferece um modelo de ensino que alia a formação humanista a uma tecnologia de ponta, onde os acadêmicos se envolvem no processo de aprendizado ativamente por meio de suas experiências e ações, tanto individuais quanto coletivas, desde os primeiros dias de aula.
“Sempre acreditei que as ações do Integrado, direta ou indiretamente, devem afetar positivamente o desenvolvimento social da nossa comunidade. É uma corrente onde todos ganham.”
Maria da Conceição Montans Baer, reitora.
“Foram mais de R$ 5 milhões investidos na infraestrutura e capacitação de docentes. Buscamos trazer o que há de mais moderno no mundo para o ensino de Medicina, como os simuladores de alta fidelidade, por exemplo.”
Pedro Montans Baer, pró-reitor.