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INFRA ESTRUTURA

Ambientes interativos, realísticos e humanizados. Tecnologia de ponta e uma estrutura modelo para o Brasil.

Um dos pilares importantes para o curso de Medicina do Centro Universitário Integrado é a utilização de alta tecnologia para o desenvolvimento pleno do modelo pedagógico do curso, ou seja, "aprender fazendo". Essa tecnologia é capaz de dar ao acadêmico a possibilidade de vivenciar situações práticas simuladas com alto grau de realidade. 

No decorrer do curso, essas atividades são distribuídas em laboratórios específicos e salas de aula pensadas e preparadas de forma integrada, possibilitando uma maior interatividade entre estes diferentes ambientes

 

Laboratório de Simulação Realística

É destinado à aprendizagem de procedimentos médicos em cenários realísticos criados com a ajuda de Simuladores de Alta fidelidade. Para essa atividade o estudante mobiliza seus conhecimentos, habilidades e atitudes para garantir uma adequada conduta técnica e comportamental em um ambiente totalmente seguro, sem colocar em risco a vida e a saúde de pacientes reais. Neste laboratório, constam três salas de simulação com câmera/visor de observação, sendo um ambiente para simulações de procedimentos obstétricos e ginecológicos, uma sala de pronto atendimento hospitalar ou UTI, além de uma enfermaria. Esses ambientes contam com robôs de alta fidelidade, como o SimMan3G, a SimMom e o SimBaby, ao todo são 07 simuladores, os quais proporcionam uma atividade muito próxima da realidade.

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Laboratório Morfofuncional

É destinado ao aprofundamento dos conteúdos teóricos e práticos das questões de aprendizagem elaboradas durante as tutoriais. Neste local os acadêmicos possuem assistência do professor facilitador para desenvolvimento de estudos, em áreas básicas e pré-clínicas da formação médica. Neste laboratório, estudantes e docentes contam com o auxílio de uma mesa anatômica 3D, acervo bibliográfico físico e digital, manequins de anatomia e fisiologia, microscópios, lâminas de histologia e patologia, softwares didáticos, equipamentos e utensílios que permitam o treinamento de procedimentos técnicos e a compreensão biológica do fenômeno saúde-adoecimento.

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Laboratório de Habilidades Médicas

Nesse laboratório, os acadêmicos do curso de Medicina, reunidos em pequenos grupos, realizam atendimentos simulados, onde desenvolvem o raciocínio clínico assertivo, capaz de relacionar conhecimentos teóricos, com as habilidades necessárias para realização de um bom atendimento médicos. O espaço conta 12 consultórios com espaço para observação do docente, 80 Simuladores de procedimentos médicos, além de uma sala de “Debriefing”, uns locais com recursos áudio visuais, reservados para a reflexão da prática realizada pelo estudante.

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Laboratório de Simulação de Desastres

Nesse espaço, através do uso de simuladores, e da criação de cenários contextualizados, os acadêmicos são colocados diante de situações difíceis, envolvendo múltiplas vitimas, ou  vitima em estado grave (acidente automobilístico), tudo isso sem por em risco a vida e a saúde de pacientes reais. Por isso, sua estrutura é multiuso e possibilita a ambientação de diversos cenários críticos, nos quais um médico deve tomar decisões importantes para garantir uma maior chance aos seus pacientes.

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Salas de Tutoria

São espaços voltados para garantir diferentes oportunidades de aprendizagem. Neles os professores tutores estimulam os estudantes, divididos em grupos, na construção do conhecimento de forma colaborativa, em atividades construídas a partir do processamento de problemas (PBL), relacionados ao processo saúde-doença. As salas de tutoria contam com toda a estrutura necessária, destacando-se os monitores interativos de 78 polegadas, totalmente interligados a outros laboratórios específicos da graduação.

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Laboratórios Específicos

Além de toda estrutura preparada levando em conta a metodologia do curso, existem vários outros laboratórios, importantes para aquisição de conhecimentos em áreas específicas do curso como: Anatomia Humana, Microbiologia/Imunologia/Parasitologia, Patologia e Anatomia Patológica, Fisiologia e Bioquímica.

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    Laboratório de Anatomia

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    Sala de Controle

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    Sala de Debriefing

Interação Ensino em Saúde na Comunidade (IESC)

Os acadêmicos de Medicina do Integrado contam com uma ampla parceria entre a Instituição e as Secretarias de Saúde dos municípios de Campo Mourão e região, para o desenvolvimento de estudos e atividades junto aos serviços de saúde. Os campos de atuação serão os ambientes comunitários, as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), os serviços de saúde de atenção secundária (Ex. UPAs), e Hospitais Conveniados. Esta parceria proporciona ao curso mais de cinco leitos por estudante, número maior do que o exigido pelo Ministério da Educação.

Salas de Conferência e Aprendizagem Baseadas em Equipes (TBL)

São salas preparadas especificamente para a realização de conferências e videoconferência, proferidas por professores do curso ou convidados, sempre sobre temas abordados pelos estudantes nos grupos tutoriais ou em outras unidades curriculares do curso. O objetivo é contribuir para a sistematização de conteúdos e indicação de meios para ajudar na análise dos problemas abordados.

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